sexta-feira, 21 de maio de 2010

Unirio realiza apresentação de teatro na Penitenciária Lemos Brito

Os internos da Penitenciária Lemos Brito tiveram a oportunidade de assistir a apresentação do grupo teatral Urbitantes, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na manhã desta terça-feira (18/05), que abordaram o tema sobre material reciclado com a performance do homem como produto. A ideia da mostra é transformar o evento num grande movimento para fazer com que mais presos se tornem alunos do curso de teatro oferecido pela universidade.
O projeto Teatro na Prisão – uma experiência pedagógica em busca do sujeito cidadão existe na Penitenciária Lemos Brito desde quando ela era localizada no Complexo Frei Caneca, em 1997. Há três anos, ele funciona sem interrupções em Bangu e foi estendido à Penitenciária Nelson Hungria, em 2000. É também um projeto de extensão da Unirio e serve para proporcionar estágio num ambiente não convencional para os alunos de interpretação.
- Os alunos têm a oportunidade de ampliar seu universo, de criar um olhar social novo, diferente. Os presos são ajudados com a arte que resgata o cidadão, pois através do teatro, é possível refletir a relação social no passado, no presente e no futuro – esclareceu a professora e coordenadora do curso, Natália Fiche.
Segundo a diretora da peça e ex-aluna da Unirio, Tatiana France, a apresentação foi inspirada nos vendedores ambulantes para, desta forma, abordar o consumo de produtos químicos e industriais, descarte e excesso de lixo, entrando numa questão socioambiental.
De acordo com o subdiretor da unidade, Alexandre Rocha, este trabalho, realizado em parceria com a universidade, vem dando certo na ressocialização dos internos.

Nenhum comentário: