sexta-feira, 21 de maio de 2010

Diretora da EGP profere segunda palestra na Emerj

A diretora da Escola de Gestão Penitenciária (EGP), Tatiana Tavares de Melo, proferiu uma palestra organizada pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) na 193ª Reunião do Fórum Permanente de Execução Penal. O evento foi realizado nesta quinta-feira (06/05), no auditório Nelson Ribeiro Alves, localizado na própria Emerj. Com o tema “Escola de Gestão Penitenciária – estrutura, objetivos e finalidades”, esta é a segunda vez que Tatiana é palestrante no fórum, a primeira oportunidade foi em 2009.
A abertura do evento ficou a cargo do presidente do Fórum Permanente de Execução Penal, o desembargador Álvaro Mayrink da Costa, que expôs aos presentes a desenvoltura do novo sistema penitenciário.
- A base dessa modernização do sistema penitenciário é a formação. Há uma qualificação dos profissionais que atualmente trabalham na formação dos servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Essa mudança se deu graças a visão do secretário Cesar Rubens Monteiro de Carvalho – declarou Mayrink.
A diretora Tatiana Melo explicou a hierarquia e estrutura da Escola de Gestão Penitenciária, como é dividida em setores de atendimento multidisciplinar e administrativo e como são proferidas as aulas teóricas no prédio da escola. Além disso, ela esclareceu aos presentes que as aulas práticas dos alunos acontecem no Centro de Instrução Especializada (Ciesp), que hoje tem um espaço amplo para os treinos e testes necessários. E já se tornou uma referência nacional.
Tatiana Melo explicou, também, que as disciplinas complementares oferecidas pela EGP auxiliam muito na qualificação e capacitação dos funcionários.
- A disciplina Gestão de Pessoas e Liderança, por exemplo, passada num treinamento interno, agora faz parte da grade complementar. Ela serve para o inspetor aprender a controlar as emoções de um trabalho que é árduo, difícil e tenso – esclareceu a diretora.
Dentre as metas para este ano, Tatiana Melo apresentou que há o plano de ganhar no Prêmio Qualidade Rio (PQRIO), implantar o segundo curso de pós-graduação em gestão penitenciária, formar cerca de 500 inspetores penitenciários, aplicar avaliação comportamental ao aluno durante o curso de formação, promover o projeto Resgatando a Memória Prisional do estado do Rio, entre outros.
- Parabenizo o magnífico trabalho de quem veste a camisa da Escola de Gestão Penitenciária. Observei ao longo das minhas aulas que o nível do aluno melhorou muito e isso, aliado à formação desse estudante, o tornará um servidor muito qualificado – elogiou o professor de Lei de Execução Penal, José Roberto Maia Futscher.
Para esta oportunidade, foram concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ) aos serventuários que participarem do evento (Resolução nº 17/2006, art. 4º, inciso II e § 3º, incisos I, II e III do Conselho de Magistratura. Além disso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) fornece horas de estágio para estudantes de Direito que participarem do evento.

Nenhum comentário: