quarta-feira, 7 de julho de 2010

Instituto Penal Oscar Stevenson é inaugurado em Benfica

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) inaugurou, nesta quarta-feira (02/06), às 10h, o Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica, zona norte do Rio. É uma unidade prisional feminina, com capacidade para 240 internas que cumprem regimes aberto e semiaberto, e funciona em parte do prédio da Casa do Albergado Crispim Ventino. O espaço foi modernizado e ampliado para atender melhor a população carcerária.

Segundo a diretora do novo Instituto Penal, Mirene Moura da Silva, a unidade prisional recebe 196 internas transferidas da Penitenciária Joaquim Ferreira de Souza (Bangu). Dessas, 70 apenadas já possuem benefícios de trabalho Extramuros e Visita Periódica à família (VPF):
- Será muito bom para as internas que estamos trazendo de Bangu e também para os funcionários ter esta instalação nova com todos os materiais novos. Toda a minha equipe trabalhará muito para que dê tudo certo – afirmou Mirene.

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, o deputado estadual Wagner Montes, enfatizou a importância de mais uma unidade prisional que vai também receber as internas da Polícia Civil:

- Parabenizo o sistema penitenciário de forma ampla, pois acredito que as instalações dignas contribuem na ressocialização dos presos. Meu carinho pela Seap é muito grande e minha amizade com o secretário César Rubens é de longa data. Por isso cobro quando tenho que cobrar e parabenizo quando tenho que parabenizar – declarou Wagner Montes.

Segundo o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Cel. César Rubens Monteiro de Carvalho, a unidade está excelente para o interno e para o inspetor penitenciário porque há uma melhor condição de trabalho.

- Não queremos pessoas que só elogiam, que nos deixam cegos para caminhar. Queremos críticas também. A diferença é que não ficamos estáticos, mas o gestor tem que ter pessoas dispostas a cooperar. É extremamente importante que tenham pessoas abertas, dispostas a mudar e Mirene tem somado também neste sentido. Por isso, agora o preso olha com olhar de agradecimento - ressaltou o secretário.

O Instituto Penal leva o nome do professor e jurista Oscar Stevenson, importante personalidade que participou da elaboração da legislação penitenciária. Eminente professor da Faculdade Nacional de Direito e da Faculdade de Direito de São Paulo, Oscar Stevenson publicou dois livros sobre o tema e se tornou referência na ciência do Direito Penal.

Também estiveram presentes na solenidade o subsecretário adjunto de Unidades Prisionais, Sauler Sakalem; o subsecretário adjunto de Infraestrutura, José Simões Dias; o subsecretário adjunto de Tratamento Penitenciário, Marcos Lips; o coordenador de segurança, Jorge Perrote; o coordenador das Unidades Prisionais Isoladas, João Cláudio Wagner Silva; o coordenador das Unidades Prisionais de Niterói e interior, Leonardo Estrella; o coordenador do Complexo Penitenciário de Gericinó, Marcio Luiz dos Anjos Rocha; o coordenador da Pastoral Carcerária, Padre André Hombrados; a Ouvidora da Seap, Maristela Vaz; entre outras autoridades.

2 comentários:

Eu creio disse...

E muito facil falar, na inauguração estava tudo maquiado. Não é nada disso: falta água e energia todas as noite, chegamos cansadas do trabalho (é uma cadeia semi-aberta) e temos que dormir sem tomar banho, e as vezes com fome, pois a "quentinha" vem azeda.

Eu creio disse...

E muito facil falar, na inauguração estava tudo maquiado. Não é nada disso: falta água e energia todas as noite, chegamos cansadas do trabalho (é uma cadeia semi-aberta) e temos que dormir sem tomar banho, e as vezes com fome, pois a "quentinha" vem azeda.