quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Seap promove II Encontro do Grupo Interestadual de Inteligência Penitenciária

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária realizou, na manhã desta quarta-feira (16/09), o Segundo Encontro do Grupo Interestadual de Inteligência Penitenciária. O objetivo do evento, realizado na Escola de Gestão Penitenciária (EGP), foi integrar os órgãos de inteligência prisional no Brasil e decidir onde e quando será o próximo encontro.

Segundo o secretário Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, o crime não fica restrito a um Estado e os órgãos de Inteligência precisam se comunicar:

- Espero que neste encontro sejam aprofundados os laços entre os órgãos de inteligência penitenciária, pois o Brasil é um país com uma área territorial muito extensa e com as mais diversas diferenças. Para que nosso trabalho aconteça de forma eficiente, as instituições devem estar sempre em sintonia – declarou o secretário.

O superintendente de Inteligência do Sistema Penitenciário, Luis Otávio Odawara, declarou que houve um primeiro encontro em São Paulo já em busca dessa integração. De acordo com ele, a ideia é que se realizem encontros com freqüência para que haja proximidade entre os gestores dos órgãos em prol de uma melhora da penitenciária em nível nacional.

- A inteligência penitenciária é uma ramificação bastante recente. Há muitos órgãos especializados neste assunto, porém, alguns Estados sequer têm inteligência penitenciária. As que existem, por vezes, não se comunicam porque não existe uma integração entre elas – afirmou Odawara.

O subsecretário adjunto de Tratamento Penitenciário Marcos Vinicius da Silva Lips e a coordenadora geral de Departamento Penitenciário Nacional Luciene Cristina de Souza também compuseram a mesa de honra desta solenidade.

Nenhum comentário: