sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Seap sedia Ação Global

Em parceria com a Rede Globo, com o Sistema Firjan/Sesi – RJ e com a Central Única das Favelas (Cufa), a Penitenciária feminina Talavera Bruce, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), localizada em Bangu, foi sede da Ação Global Regional. O evento aconteceu neste domingo, 29 de agosto, das 9h às 16h.

Os objetivos desta prestação de serviços são promover bem estar, entretenimento e dignidade através de serviços gratuitos de saúde, educação, cidadania, esporte e lazer. As atividades são destinadas às internas da própria penitenciária, assim como de outras unidades prisionais femininas do complexo e também para os familiares. Enquanto os adultos receberam diversos tipos de atendimento, as crianças participaram da recreação e customizaram camisas, pintaram o rosto e ganharam brindes e medalhas. O show do grupo Bom Gosto encerrou o evento.

Segundo o subsecretário de Tratamento Penitenciário, Marcos Lips, que presencia pela terceira vez a Ação Global no sistema penitenciário, este é um evento que conta com parcerias importantes como as empresas já citadas anteriormente, além da Werner, do Detran, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, da Defensoria Pública, entre outras. “Todos os parceiros estão unidos em torno de um objetivo comum, valorizar o ser humano dando a ele cidadania e dignidade para que o interno possa sair do sistema penitenciário sabendo que aqui foi dada oportunidade de ressocialização para reconstrução de um caminho novo em sua vida”, declarou Lips.

Ainda de acordo com o subsecretário, as subsecretarias Geral, de Tratamento Penitenciário, de Infraestrutura e de Unidades Prisionais estão de parabéns pelo mutirão realizado para que o evento fosse concretizado sem falhas e com maior interesse dos servidores e diretores que estiveram presentes voluntariamente.

A Seap prestou atendimento de psicologia e serviço social. O Sesi disponibilizou, na parte de saúde, teste de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, técnica de escovação dentária, aplicação de flúor e orientações preventivas com distribuição de kits com pasta e escova de dentes, para crianças de 4 a 12 anos. Foi responsável também por toda parte de atendimento a crianças, com oficinas de criatividade.

Já a Lions Club – Rj, com o Projeto Colepe, emitiu carteira de identidade sanguínea, a Sociedade Franco Brasileira de Oncologia orientou sobre a prevenção de câncer de mama, a Cruz Vermelha foi responsável pela aferição de pressão arterial, demonstração de primeiros socorros e orientação em saúde, A Universidade Iguaçu (Unig) verificou a glicemia e fez o teste de rastreio sorológico para a verificação de hepatite C, além de realizar palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e vacinas.

A empresa Werner pintou, cortou e escovou os cabelos das internas e dos familiares, além de fazer maquiagem. A Associação Brasileira de Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (Abrag) aferiu a medida da pressão intraocular e a empresa dos Correios ficou responsável pelo CPF.

O Detran emitiu a primeira via da carteira de identidade, a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) disponibilizou primeira e segunda via da carteira profissional, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) prestou atendimento jurídico nas áreas de família, juventude, idoso e registro civil. Já a Defensoria Pública trabalhou para que os presentes pudessem obter documentos, como certidões de nascimento e casamento, por exemplo, isentos das despesas cartorárias.

O juiz do Tribunal de Justiça (TJ), Alfredo José Marinho Neto, esclareceu que este atendimento do TJ na Ação Global serve para regularizar a questão da guarda de crianças, para garanti-las os direitos fundamentais como hospital e educação. “Se as detentas não são registradas, não há como registrar os filhos, e isso impede o tratamento médico. Já sobre os bebês que ainda estão com as mães em cárcere, eles devem permanecer com elas naturalmente, mas cada caso será analisado em particular”, explicou o juiz.

Nenhum comentário: